Slider

Novas obras são autorizadas por Rafael Fonteles para Teresina e Parnaíba

Do total de 88 obras aprovadas no âmbito do OPA 2023-2024, 57 já estão em andamento ou concluídas
Rafael Fonteles / Foto: Governo do Estado


 Nessa sexta-feira (10), o governador Rafael Fonteles anunciou a autorização de seis novas obras do Programa Orçamento Participativo (OPA) 2023-2024 para as cidades de Teresina e Parnaíba. O investimento totaliza R$ 940.140,36 e abrange a reforma de centros esportivos, construção de praça, urbanização de área verde e calçamento.

Do total de 88 obras aprovadas no âmbito do OPA 2023-2024, 57 já estão em andamento ou concluídas, representando 64,77% do total. O Programa tem um investimento previsto de R$ 55 milhões para o ano de 2024, com o objetivo de ter todas as obras em execução até o primeiro semestre e concluídas até o fim do ano.

"A proposta é que até o primeiro semestre todas as 88 obras estejam em execução. Esse programa, com sua modalidade moderna e digital, promove uma verdadeira participação popular, com o povo escolhendo as intervenções para seus bairros e comunidades, além de valorizar os movimentos sociais organizados", afirmou o governador Rafael Fonteles.

As três obras autorizadas para Teresina incluem a reforma do Centro Esportivo da Vila Irmã Dulce, urbanização de área verde em um bairro da cidade e a construção de uma praça na ocupação Jardim do Vale. Em Parnaíba, as ações compreendem a construção de calçamento no bairro Sabiazal, a recuperação do campo de futebol da comunidade Bebedouro e a infraestrutura de acessibilidade.

O governador também mencionou a próxima edição do OPA, referente aos anos 2024/2025, destacando que após a avaliação técnica das 1.200 propostas sugeridas pela população, serão retomadas as votações para a escolha de novos projetos.

"Esperamos alcançar mais de 200 mil votos em obras, envolvendo efetivamente a comunidade na definição do que desejam para seus bairros e comunidades", comentou.

O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou que a próxima edição do OPA incluirá também a zona rural dos municípios.

"No próximo ano, teremos a participação das Secretarias da Agricultura Familiar, da Defesa Agropecuária e da Irrigação e Infraestrutura Hídrica nas atividades do OPA", afirmou.

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, celebrou o engajamento da população no programa desde seu início, o que motivou a ampliação do OPA para o ano de 2024/2025.

"A comunidade está cada vez mais confiante. As organizações estão entusiasmadas vendo as obras sendo construídas efetivamente. Isso gera uma grande confiança também para as comunidades de outros municípios", concluiu.

© todos os direitos reservados
feito por as_gência