![]() |
Vacina contra a Covid / Foto: Reprodução |
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição das primeiras doses da vacina atualizada contra a Covid-19 para 12 estados brasileiros. Esses lotes fazem parte de um total de 12,5 milhões de doses adquiridas pela pasta, que chegaram ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no último dia 2. A distribuição teve início na quinta-feira (09) e prosseguiu nesta sexta-feira (10).
Na quinta-feira (09), os estados do Paraná, Goiás, Maranhão e Mato Grosso receberam os primeiros lotes. Já nessa sexta-feira (10), estava prevista a entrega para mais oito estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina. Segundo o Ministério da Saúde, os demais estados receberão as novas vacinas nas próximas semanas.
As doses atualizadas são destinadas à imunização dos grupos prioritários, incluindo pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência, trabalhadores desses locais, pessoas imunocomprometidas, ribeirinhos e indígenas em suas terras. Desde o início do ano, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos também foram incluídas no calendário de vacinação contra a Covid-19.
A vacina contra as novas variantes do coronavírus foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2023. O Ministério da Saúde assegura que os imunizantes aprovados no Brasil passam por rigorosos controles de qualidade antes de serem disponibilizados à população.
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, ressalta a importância da vacinação para fortalecer a saúde da sociedade, enquanto a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca o impacto positivo das vacinas na redução de mortes, casos graves e internações pela Covid-19. Todo o esquema vacinal contra a Covid-19 está disponível no site do Ministério da Saúde.